segunda-feira, 29 de abril de 2013

Alimentos com fonte de cálcio que não contém leite



Alimentos com fonte de cálcio que não contém leite

O cálcio é  fundamental para a saúde dos ossos, para os processos de coagulação sanguínea e para a contração muscular. Por falar em cálcio  lembra se do leite,  considerado a principal  fonte desse nutriente em nossa dieta; porém, atualmente, o leite  contém aditivos prejudiciais à saúde. Ele não é a única opção. Aqueles que sofrem de alergia ao leite ou intolerância à lactose devem ficar atentos, pois temos outros alimentos que podem ser consumidos e não contém leite. São eles:



Brócolis

O brócolis cru contém 400 mg de cálcio em 100 g. Prefira consumi – lo no vapor e aproveite outros nutrientes, como o ácido fólico, antioxidantes, fibras e vitaminas A e C.




Sardinha

A sardinha é conhecida por ser a fonte de uma gordura boa para o coração: o ômega 3. a cada 100 g de sardinha oferece 500 mg do mineral. Ele pode ser consumido assado, grelhado ou até em patê.




Espinafre

Um alimento antioxidante e fonte de fibras, também é rico em cálcio. A cada 100 g do vegetal contém 160 mg do nutriente, além disse possui alto teor de ferro. Pode ser consumida sozinha em saladas, lanches simples ou cozido.





Semente de Gergelim

É um coadjuvante na perda de peso devido sua alta concentração de fibras, proporcionando saciedade. A cada 100 g do alimento, contém 400 mg de cálcio. Regulariza o trânsito intestinal e controla a glicemia.







Linhaça:

Uma porção de 100 g de linhaça contém 200 mg de cálcio e também do Ômega 3. Mas fique atento, pois esse alimento é altamente calórico.





Grão de bico: 

A cada 100 g do alimento, são obtidos 120 mg de cálcio. Outras vantagens são: sensação de saciedade, melhora do fluxo intestinal e obtenção de proteínas.

2 comentários:

  1. Que bom que gostou, Clarissa.
    Continue acompanhando nosso blog. Teremos sempre novidades.

    ResponderExcluir