quarta-feira, 24 de abril de 2013

Escoliose ( Coluna torta, coluna fora do lugar, desvio de coluna)
INTRODUÇÃO
    
      É uma curvatura anormal  da coluna vertebral. Cerca de 2 a 3  em  cada  100 adultos  jovens desenvolvem alguma forma anormal de curvatura. Felizmente somente  a minoria necessitarão de tratamento especial. Devemos cuidar da curvatura , principalmente, no período de grande crescimento onde ela pode aumentar com maior rapidez. A chave para controlar a escoliose é detectá-la no seu início. Tratando  precocemente  podemos evitar, em muitos casos a cirurgia. A escoliose não pode ser prevenida e não deve ser confundida com má postura.
O QUE É ESCOLIOSE?
     Quando observamos uma pessoa de costas sua coluna deverá ser reta. Neste plano podemos encontrar vários tipos e graus de desvios que são chamados de escoliose. O tipo mais comum são a que tem a forma de um S.
CAUSAS DA ESCOLIOSE?
     O tipo mais comum é a de causa desconhecida. Ocorre , principalmente, na idade entre 10 e15 anos, quando a coluna cresce rapidamente. A escoliose moderada aparece , em igual proporção , entre homens e mulheres. A progressão é maior  no sexo feminino. Na  maioria das vezes não há necessidade de fazer cirurgia. Em geral quanto maior a curvatura maior a possibilidade de progressão.
SINAIS E SINTOMAS
• Problemas com as roupas.
• Ombros desnivelados.
• Um lado do tórax está mais proeminente que o outro.
• Costelas elevadas em um lado.
• Quadril desnivelado.
TESTES PARA DETECTAR ESCOLIOSE
     Em países do primeiro mundo é realizado no colégio. Uma vez detectado a escoliose o especialista de coluna deverá ver  o paciente de 4 em 4 ou de 6 em 6 meses para ver se houve ou não progressão do quadro. Felizmente a grande maioria das curvas não progridem
COMO A CURVA É MEDIDA
     O exame usado, para  medir a  curvatura, é o raio x. Através deste medimos o ângulo e a rotação vertebral. Sabe-se que curvaturas pequenas entre 10 e 20 graus não há necessidade de tratamento podendo levar uma vida normal. Se a curva evoluir além de 25 graus e sua coluna estiver ainda crescendo, um colete será recomendado. Uma vez o crescimento  cessado o colete perde o seu efeito. A cirurgia é recomendada para curvas maior que 40-50 graus.
TRATAMENTO
     Depende muito da maturidade óssea. A maioria das meninas param de crescer com 14 anos( meninos com 16-18anos).  O crescimento ósseo é monitorado com o raio x. O tratamento será baseado levando em conta o grau da curvatura e a idade óssea.
     Muitos adolescentes deverão  consultar a cada 4-6 meses durante seu período de crescimento ativo. Alcançando a maturidade esquelética não significa que a escoliose pare de aumentar .É recomendado manter o corpo sempre em boa forma.
EXERCÍCIO
  
 Exercício é muito bom para manter a  forma e não para corrigir curvaturas da escoliose.
COLETE
    É recomendado quando a curvatura for maior que 25 graus e não aconselhado em escoliose severa. Há vários tipos de coletes para serem selecionados. A função do colete é de segurar sua coluna na posição melhor possível e evitar que a curvatura aumente.
CIRURGIA
     Nos casos de curvaturas maior que 40-50 graus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário