quinta-feira, 25 de abril de 2013

PREVENÇÃO DE DOR NAS COSTAS DEVE COMEÇAR NA INFÂNCIA


DICAS 


PREVENÇÃO NA INFÂNCIA




A medicina está cada vez mais preocupada com o avanço das dores nas costas em crianças na fase escolar. Cada vez mais as crianças passam horas na frente da televisão e do computador, quase sempre em postura errada, o que acaba levando a dores nas costas e problemas posturais.
Como diversos problemas na coluna são degenerativos, ou seja, são causados por uma progressão da doença, é bom estarmos atentos à prevenção de um desgaste inicial, prevenindo assim os sinais perceptíveis e dolorosos do futuro.
Em fase escolar, as crianças também sofrem com as mochilas pesadas, o que acaba gerando problemas em suas costas e pés. Na escola a postura na carteira é fundamental. Os pés apoiados no chão e a coluna reta, porém confortável, são itens essenciais para evitar sobrecarga dos elementos da coluna.

ü  Para as mochilas escolares se recomenda:

·         Mochilas de rodinha se a criança anda até a escola, ajustando alça de puxar de maneira a deixar a criança ereta ao fazer o movimento, com opção de alças para as costas;
·         Para as crianças que vão de carro esse modelo de rodinha não é recomendado por serem mais pesadas e menos duráveis;
·         Mochilas nas costas devem ser ajustadas acima da linha da cintura, fazendo contato com as costas, se possível com o cinto abdominal fechado;
·         Mochilas devem ser de materiais leves, com duas alças, para distribuir o peso nos dois ombros;
·         Carga de até 10% do peso da criança, evitando usar cadernos de muitas matérias por levar peso desnecessário;

ü  O calçado também pode ajudar a evitar dores nas costas. Utilizando-se de calçados específicos para cada atividade, pode-se:

·         Melhorar a postura através do alinhamento correto entre a pelve e a coluna;
·         Reduzir a dor nas costas através de uma postura correta;
·         Melhorar a respiração através de técnicas de postura correta;
·         Fortalecer e tonificar o corpo;
·         Promover a posição natural do pé, melhorando a postura;
·         Melhorar a absorção de choques, reduzindo o impacto das superfícies duras;
·          Melhorar a postura, distribuindo o peso corporal uniformemente;
·          Evitar danos ao arco do pé através de um apoio reforçado;

Os sapatos mais indicados são os de amarrar, pois os cadarços mantêm os pés firmes dentro do calçado, pois os abraçam e tendem a ser mais resistentes. Procure aqueles que deixam o pé aconchegado dentro do calçado, mas que não deslizem dentro dele. Eles também não devem ser tão macios, pois podem gerar os pés chatos. Os tênis de basquete e de skate tendem a ser muito macios. Os tênis de corrida perdem a capacidade de absorção de impacto rapidamente e devem ser trocados a cada seis meses, caso a atividade física seja regular.
Os pais devem estar atentos ao desenvolvimento de seu filho. É nessa fase que muitos dos problemas futuros podem ser evitados. Uma infância bem assistida levará a uma vida adulta mais feliz e com menos dores. A conscientização da importância que a boa postura tem sobre as nossas vidas pode mudar o futuro de nossa coluna.



Nenhum comentário:

Postar um comentário