segunda-feira, 20 de maio de 2013


ESCOLIOSE

A escoliose é uma deformidade vertebral muito comum e de grande importância social. A escoliose afeta principalmente adolescentes do sexo feminino em uma idade que pode provocar verdadeiros problemas psicológicos pois pode desenvolver-se em pessoas previamente sadias e sem se conhecer as reais causas. A escoliose pode "aparecer" em qualquer idade mas ela acentua-se com o crescimento ou seja desenvolve-se ou aumenta com o crescimento e com as más posturas, sendo muitas vezes as más posturas uma boa indicação de que algo não está bem com o corpo.
A coluna vertebral vista de perfil apresenta suas regiões de curvatura chamadas de cifose e lordose. Quando olhada de frente, ou de costas, ela precisa estar reta. A escoliose é descrita simplesmente como o desvio lateral do eixo vertebral da coluna quando vista de costas.
Dicas simples para detectar a Escoliose
Observar a criança, o adolescente ou o adulto de costas e desnudo:
  • Ver se as costas estão com o mesmo nível ou se um dos lados está mais elevado do que o outro ou
  • Um ombro ou área do ombro (ou área toraxica) está  mais elevado do que o outro
  • Ou mesmo se a bacia ou zona lombar fica mais elevada de um lado do que do outro
  • Se há inclinação lateral da cabeça
  • Se há diferença entre os espaços formados pelo tronco e pelo braço de um lado e do outro
A presença de alguma alteração nestas observações indica necessidade de um exame mais específico realizado pelo médico ortopedista ou pelo fisioterapeuta.
Diagnóstico
O diagnóstico é bem simples. No exame físico é notável o desvio tanto da coluna, como em alguns casos das costelas e diferença de altura do ombro. Para fechar o diagnóstico usa-se o teste de ADAM e raios-x com a mensuração do ângulo de Cobb e sinal de Risser.
Sintomas
Os sintomas dolorosos geralmente não aparecem durante a adolescência, mas é comum na fase adulta. A queixa mais comum de pais e pacientes são por questões estéticas, devido à aparência com deformidades.
Como deve ser tratada
Alguns fatores são importantes na escolha da conduta terapêutica como a angulação da escoliose e a idade do paciente. Na fisioterapia existem algumas técnicas que podem ser aplicadas proporcionando bons resultados, como a RPG, a Osteopatia, alongamentos musculares, exercícios específicos e o Pilates



Nenhum comentário:

Postar um comentário