segunda-feira, 13 de maio de 2013

EXERCÍCIOS PARA PREVENIR DOR NAS COSTAS


Alongue-se e relaxe no ambiente de trabalho 


As pessoas passam horas trabalhando em frente a um computador, debruçadas em planilhas intermináveis, atendendo telefonemas e ocupadas em reuniões. As posições adotadas nestas ocasiões, geralmente, são as mais inadequadas: curvadas, cabeça projetada para frente, ombros fechados e, normalmente, sentadas com apoio errado. 
O corpo foi feito para viver em equilíbrio, portanto, situações que alteram este estado, comprometem a saúde. Por exemplo, postura curvada acarreta dores nas costas. No caso das mulheres, elas possuem o peso dos seios e com a postura curvada eles tendem a pesar mais, acarretando mais dores nas costas. Os ombros curvados comprometem ainda a eficiência digestiva, dificultando a passagem de alimentos, causando dores estomacais e úlceras. 
Além disso, a cabeça projetada para frente comprime a passagem de estímulos e aporte sanguíneo ao cérebro, ocasionando enxaqueca, cansaço mental, perda de memória, baixa concentração. “Imagine que a cabeça pesa cinco quilos e você segura este peso com o pescoço durante todo o dia. Fica fácil perceber as dores no pescoço e proximidades” explica a fisioterapeuta Milema Medeiros.
A postura inadequada no ambiente de trabalho pode ser a causa de várias lesões. Muitas pessoas são acometidas por dores no corpo, principalmente nas costas, embora não se dêem conta do real motivo. "Trabalhar oito horas diárias sentado significa ter 2.688 horas de pressão sobre os discos da coluna por ano. Quando uma dor persiste por três meses consecutivos merece atenção, pois indica que o corpo precisa de ajuda".

Para se ter uma idéia da gravidade das posturas inadequadas, quando um indivíduo de 70 quilos senta-se de maneira errada aumenta em 50 quilos a pressão sobre o disco localizado na região lombar. Essa pressão, com o passar do tempo, ocasiona dores de cabeça, lombalgias e até hérnias de disco. "Quando há outros fatores coadjuvantes como falta de condicionamento físico, esforço repetitivo e pequenos traumas, os riscos crescem consideravelmente", destaca Dra Milema.

Previna-se

As dores nas costas podem ser aliviadas e evitadas desde que as estruturas vertebrais sejam alinhadas e se reeduque a maneira de sentar. Pode parecer muito cansativo inicialmente mas, com movimentos corretos e uma nova conduta, é possível criar estrutura para suportar uma postura adequada e, como tudo é uma questão de hábito, será fácil acostumar-se.
Para isso é preciso policiamento na postura

e em alguns costumes. Perceba e corrija como se acomoda na cadeira: veja se a posição do pescoço está muito à frente do computador; não canse a vista. Para isso, a cada uma hora, descanse os olhos cinco minutos. 
Trata-se de um método educativo, preventivo e terapêutico. São 800 movimentos que agem simultaneamente sobre a respiração, o equilíbrio e o tônus muscular, contribuindo para melhoria de todas essas funções. 
Dra. Milema afirma que os movimentos são fáceis de serem executados. Qualquer pessoa pode fazê-los, sozinha dentro de um escritório. Ela ensina alguns dele:

- Sentada sobre um banquinho, cruze a perna direita sobre a perna esquerda, formando um quatro. Incline o tronco para a frente, utilizando como dobradiça a articulação do quadril e mantendo a coluna bem alinhada. Mantenha a posição por 30 segundos. Descanse e repita mais duas vezes. Troque de perna.
- De pé, escolha uma perna para iniciar. Coloque um pé sobre um tijolinho (ou algo correspondente: lista telefônica, por exemplo) de modo que o calcanhar toque o chão. Observe se o alinhamento do pé está correto. Dê um passo à frente com a outra perna deixando o joelho levemente flexionado. Fique atenta ao equilíbrio de todo o corpo. Mantenha a posição por aproximadamente 30 segundos. Repita três vezes. Troque de perna.

- Descalça fique em pé e deslize uma bolinha de borracha por toda a sola do pé. Explore cada pedacinho. Faça por alguns minutos até que diminuam os pontos de tensão.Observe o apoio deste pé no chão. Recomece o movimento no outro pé. Massageá-los diariamente não só promove um grande relaxamento como ajuda em toda a circulação dos membros inferiores.




Nenhum comentário:

Postar um comentário