quarta-feira, 26 de junho de 2013

Oito benefícios da farinha de banana verde para a saúde



A farinha de banana verde é mais um aliado da alimentação saudável. Essa farinha é rica em amido resistente, um nutriente que não é digerido no estômago, e sim no intestino delgado e é nesse processo que reside boa parte dos benefícios desse produto. Na banana verde é encontrado de 55 a 93% de amido resistente entre o total de amidos da fruta, já o processo de amadurecimento faz com que ele seja convertido em açúcares, perdendo sua eficácia. Para fazer a farinha, basta cortar a banana verde em rodelas finas e levar ao forno por 30 minutos. Depois de secas, bata as rodelas no liquidificador. A quantidade de consumo recomendada é cerca de duas colheres por dia e você pode acrescentá-la a frutas, sucos ou iogurtes. (Veja no final da matéria a receita de iogurte de canjica)

Controla e previne o diabetes
A farinha de banana verde é uma aliada para pessoas com diabetes por ser um alimento de baixo índice glicêmico. Isso significa que a quantidade de glicose que esse alimento libera no sangue ao ser digerido ocorre de forma lenta e gradual, mantendo os níveis de glicose no sangue controlados. Por conta disso, o organismo preciso liberar uma quantidade menor de insulina para que a glicose seja corretamente absorvida pelas células, contribuindo para a prevenção do diabetes e ajudando no controle de quem já possui.

Melhora o trânsito intestinal
Pelo fato de ser digerida apenas no intestino delgado, o amido resistente da farinha é suscetível à fermentação pelas bactérias do colón. Esta fermentação resulta na formação de ácidos graxos de cadeia curta (AGCC), que possuem um papel muito importante na nutrição das células intestinais. Dessa forma, a farinha de banana verde estimula o desenvolvimento da flora intestinal melhorando o seu funcionamento, ajudando na digestão e prevenindo problemas como prisão de ventre.

Ajuda a evitar câncer de intestino
O amido resistente presente na farinha de banana verde é digerido pelo corpo como uma fibra insolúvel e auxilia no trânsito intestinal. Melhora o funcionamento do intestino, trata e previne quadros como diarréia e constipação, além de prevenir o desenvolvimento de doenças como o câncer de intestino.

Dá saciedade
Por atuar como uma fibra, o amido resistente atrasa o tempo de absorção dos nutrientes pelas células intestinais, o que traz uma maior sensação de saciedade. Para quem está de dieta, a farinha de banana pode ser uma aliada, já que essa saciedade adia a fome e evita os lanches fora de hora.

Fortalece a imunidade
Uma flora intestinal funcionando tem importante papel na prevenção de doenças. Ao estimular o crescimento da flora intestinal benéfica, você intensifica sua capacidade de combater bactérias que entram em nosso organismo por meio da alimentação. O amido resistente serve como alimento para as bactérias do intestino, que dessa forma se reproduzem com mais facilidade e ajudam a estimular o sistema imunológico.

Reduz os níveis de colesterol
A farinha de banana verde reduz a produção de colesterol pelo fígado e ainda auxilia na sua eliminação, impedindo que ele se acumule no sangue, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares.

Alivia os sintomas da TPM
A farinha de banana melhora o humor e ajuda a diminuir ou até eliminar o inchaço e as cólicas. Ela em vitamina B6 e triptofano, substâncias necessárias na síntese de serotonina, um neurotransmissor que promove sensação de bem-estar.

Ajuda na prevenção da osteoporose
O amido resistente da farinha diminui o pH intestinal quando digerido, favorecendo a absorção de alguns nutrientes, entre eles o cálcio. A banana é rica em fósforo, um mineral importante para a formação da matriz óssea que, consequentemente, auxilia no fortalecimento dos ossos.

Iogurte de Canjica


Ingredientes

½ kg de canjica
Água o quanto baste
Açúcar mascavo ou adoçante estévia a gosto
Gotas de baunilha

Modo de fazer

Na véspera, deixe a canjica de molho
No dia seguinte, escorra a água, coloque outra e leve a canjica para cozinhar em fogo que não seja muito forte até que os grãos fiquem bem moles (verificar apertando os grãos entre os dedos). Quando estiver nesse ponto, retire do fogo e deixe esfriar
Pegue os grãos com uma escumadeira e ponha no liquidificador
Bata, acrescentando a água do cozimento aos poucos, até obter a consistência desejada
Junte o açúcar mascavo ou a estévia e a baunilha
Coe em uma peneira

Nenhum comentário:

Postar um comentário