terça-feira, 2 de julho de 2013

Entenda como a musculatura protege a coluna vertebral

Existe um grupo de músculos responsáveis pela proteção da coluna, um deles se chama “transverso do abdômen” (em vermelho). É um músculo que tem a forma de uma cinta, que vai do abdômen até as costas, abraçando toda a cintura, principalmente a parte inferior ao umbigo, promovendo uma proteção mais eficaz para a coluna.


Aprender a contrair esses músculos isoladamente será de grande importância para prevenir as dores nas costas. 


Primeiro passo (localização)

Coloque as duas mãos sobre o baixo abdômen, buscando alcançar a parte de dentro dos dois ossos do quadril. Aprofunde os dedos indicadores e médios no sentido de afundar o abdômen (barriga).

Segundo passo (contração)

Quando localizamos e contraímos corretamente esses músculos, iremos sentir que os dedos que estão tocando o abdômen irão subir com a contração. Uma maneira simples de sentir essa subida dos dedos é provocando a tosse.

Terceiro passo (manutenção)

Contraia a parte de baixo do abdômen – encolhendo a barriga como se fosse emagrecer -­ com pequena quantidade de força em direção às costas e manter por alguns segundos essa contração. Essa musculatura deve ser treinada e pode ser utilizada em todas as suas atividades diárias. É importante exercitá-­la durante os movimentos do dia a dia, pois é ela que protege a coluna, evitando as dores ou as recidivas (recaídas) em quem já apresentou este problema. Esses músculos também devem ser estimulados nos treinos de musculação ou RPG durante todos os movimentos dessas atividades. 


2 comentários:

  1. Fico feliz de ver que minhas sugestões começaram a ser seguidas, visto que o blog ia muito bem e de repente caiu tanto de qualidade, coisa incompatível com o trabalho da Dra Alice. Não desmerecendo quem o faz agora, porque cada um tem seu estilo, mas se fosse eu o jornalista responsável que assumisse um blog que fazia tanto sucesso, permanecia na mesma linha.
    Um abraço Dra Alice.

    ResponderExcluir