quinta-feira, 11 de julho de 2013

O seu bebê é o que você come

Gestação x obesidade



O número de gestações associadas à obesidade e o ganho de peso excessivo durante a gravidez está cada vez mais frequente. A taxa de mortalidade materna é 50% maior em gestantes obesas. Também há risco de aborto espontâneo. 
O Diabetes é três vezes mais frequente em gestantes obesas. Quando comparado a gestantes de peso normal, a hipertensão e pré-eclâmpsia é 4,6 vezes maior em obesas e 6,2 vezes maior em obesas mórbidas. 
Existe o risco de má formação do feto, como defeitos de fechamento do tubo neural. Uma das razões seria por suplementação insuficiente de ácido fólico devido ao excesso de tecido adiposo materno causando prejuízo na metabolização. 
A placenta funciona como um filtro. Pesquisas apontam que a alimentação materna pode moldar o funcionamento do organismo do bebê para o resto da vida, ou seja, o seu bebê é o que você come. A criança gordinha de hoje pode virar um adulto obeso. Você é responsável pela saúde do seu filho. 
A nutrição adequada é importante desde os primeiros meses de gestação até a amamentação e para toda vida. Lembre-se que seu filho irá seguir exemplos de alimentação disciplinar em casa.

Recomendações

- Mudar hábitos e estilo de vida é sempre difícil, isso não será diferente no período da gravidez e talvez seja um período mais complicado devido a interferências culturais e sociais sobre a alimentação da gestante (crenças e mitos alimentares, desejos, comer por dois, grávidas não podem fazer dieta, etc.) 

- Fazer consulta pré-natal e definir metas de ganho de peso. Aferir pressão, altura e calcular o IMC (Índice de Massa Corporal).

- Não comer produtos com farinhas refinadas, açúcar, doces, alimentos líquidos adoçados, leite e derivados, frituras, embutidos e alimentos industrializados. 

- Comer frutas, vegetais, consumir vitaminas, tomar bastante água e sol. 

- Seguir orientações médicas, manter o peso adequado recomendado e ter sempre hábitos saudáveis.


2 comentários:

  1. Dra Alice,
    ando decepcionado com seu blog. No mês de maio postaram uma receita de pizza sem gluten e sem lactose. Maravilha. No mês de junho, postaram mais três receitas. Essa semana já postaram mais uma receita de pizza.
    A matéria sobre a alimentação na gestação foi postada praticamente idêntica no mês de maio.
    Tenho certeza que sua clínica é muito mais que receitas e que a Sra pode voltar a nos orientar como orientava anteriormente.
    Abração

    ResponderExcluir
  2. Alessandro, ontem foi dia da pizza. Abraços!

    ResponderExcluir