terça-feira, 9 de julho de 2013

Os malefícios da FRUTOSE para a saúde


A frutose é um tipo de açúcar que está em vários produtos: ketchup, refrigerantes, bebidas energéticas, cereais, biscoitos, bolos, sorvetes, pães, etc. Estudos apontam que a ingestão excessiva de frutose desenvolve a chamada síndrome metabólica. Ela estimula o processo inflamatório endotelial e reduz o nível de óxido nítrico (proteção para os vasos). A inflamação induzida pela frutose é comprovada em estudos recentes.
O açúcar, quando digerido, se transforma em glicose e frutose. O excesso de glicose não é bom, mas o que alguns estudos estão demonstrando é que o excesso de frutose é pior. A frutose é derivada do açúcar das frutas e do xarope de milho, que contém frutose concentrada.
O consumo do açúcar em pequenas quantidades e de poucas frutas in natura diariamente não está relacionado com doenças. O uso abusivo de sucos de frutas está associado à doença cardiovascular, o diabetes e a obesidade.
O ideal é não ingerir frutose e manter o consumo de açúcar proveniente de frutas naturais. Assim, além de consumir um tipo de açúcar mais puro, você também aumenta a ingestão de fibras e antioxidantes.

Algumas dicas

Não compre doces enlatados. Se você não quer ficar sem os doces, dê preferência aos doces caseiros preparados com frutas naturais e adoçados com pouca quantidade de açúcar.
Elimine refrigerantes
Barras de cereais podem ter alto teor de xarope de milho entre os grãos. Evite o consumo deste tipo de alimento.
Não use ketchup, molho para saladas industrializado, molho para churrasco, sopas empacotadas. Esses alimentos têm alto teor de açúcar adicionado.
Não tome iogurtes. O xarope de milho é usado para preparar essas "geléias de frutas" que ficam no fundo do pote.
Aumente a ingestão de frutas frescas.
Olhe sempre os rótulos dos alimentos que você coloca dentro da sua casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário