segunda-feira, 1 de julho de 2013

Os males dos refrigerantes



O refrigerante contém valor nutricional quase nulo. As variações de cola, em especial, contam com uma grande quantidade de fosfatos, que em excesso provocam o enfraquecimento dos ossos através da liberação do cálcio. Dessa forma, é facilitada a incidência de doenças ósseas, como a osteoporose.
- Osteoporose. O consumo de bebidas excessivamente doces potencia o risco de sofrer de osteoporose, devido à ação do ácido fosfórico, que impede a correta absorção do cálcio, enfraquecendo os ossos.
A bebida ainda é rica em açúcar, que além de prejudicar a boa forma, propicia o surgimento de cáries, principalmente nas crianças. Mesmo as versões diet, que não contêm glicose, expõem os dentes a ácidos capazes de estragar o esmalte.
- Obesidade. O consumo de refrigerantes está amplamente associado ao aumento de peso e à obesidade.
Os corantes também são perigosos. Vários deles possuem substâncias cancerígenas. O consumo de refrigerantes também faz com que as pessoas diminuam significativamente a ingestão de bebidas saudáveis como a água, perdendo nutrientes importantes.
- Diabetes.  As bebidas com açúcar aumentam o nível de glicose em jejum e a resistência à insulina.
- Infarto. Este risco aumenta conforme a quantidade de bebidas doces consumidas diariamente.
- Triglicerídeos. Mesmo que a pessoa não aumente seu peso, os refrigerantes com açúcar podem ser prejudiciais para a saúde cardiovascular, especialmente nas mulheres. As mulheres que consomem bebidas com açúcar são mais propensas a desenvolver níveis elevados de triglicerídeos.
- Cáries. O açúcar contido nos refrigerantes transforma qualquer consumidor em alvo perfeito de cárie dentária.
- Cálculos renais. A maior parte dos refrigerantes contém oxalato, que pode ocasionar problemas como cálculos renais.
- Insônia. Os refrigerantes também podem provocar transtornos do sono devido aos altos índices de açúcar que contêm.
- Gastrite. A enorme concentração de açúcar, aditivos e o pH ácido podem provocar transtornos digestivos, como a gastrite.

Opções de bebidas saudáveis:
Água, chás frios ou quentes, água de coco e sucos naturais em pouca quantidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário