quinta-feira, 4 de julho de 2013

Você sabia?



A carambola é uma fruta tóxica e potencialmente letal para pacientes com insuficiência renal crônica devido à presença de uma neurotoxina (substância tóxica para o sistema nervoso central) naturalmente produzida pela fruta para afastar os insetos. Nestes pacientes ela atinge maior concentração sanguínea e, consequentemente, no sistema nervoso, podendo levar a convulsões e até a morte.

2 comentários:

  1. Na verdade o que torna a carambola tóxica para os pacientes renais é a presença do ácido oxálico, que é um ácido orgânico e não uma neurotoxina. Vocês devem ter copiado isso de um e-mail tipo viral que rodou no final do ano passado e nele realmente diz que é uma neurotoxina.
    Diversas são as manifestações clínicas decorrentes do consumo tanto da fruta, como da polpa da carambola. Entre as manifestações destacam-se soluços incoercíveis, vômitos, fraqueza muscular, insônia, distúrbios de consciência, agitação, convulsão e morte. Inicialmente os sintomas eram vistos em pacientes com IRC dialíticos, porém, diversos estudos também mostram o mesmo ocorrendo em pacientes em tratamento conservador.
    Nos pacientes renais, acredita-se que a deficiência na excreção do oxalato seja a principal causa de seu acúmulo e efeito tóxico. Além disso, acredita-se que pacientes renais provavelmente apresentam danos na barreira hematoencefálica permitindo que haja a penetração do oxalato nos tecidos cerebrais provocando os
    sintomas neurológicos.
    Jornalista, fontes são importantes.
    Um abraço Dra Alice

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo comentário, Alessandro. Mas o ácido oxálico é uma neurotoxina. Portanto, está correta a dica.

    ResponderExcluir