quarta-feira, 14 de agosto de 2013

A Fisioterapeuta Adverte: aprenda a cuidar de seus joelhos



Sem saber exatamente aonde é localizada a dor, a maioria das pessoas é afetada por um incomodo na região do joelho.  As queixas aparecem normalmente ao subir ou descer escadas, ao ficar muito tempo na mesma posição ou ao realizar movimentos repetitivos de flexão dos joelhos. E esta dor pode apresentar crepitações, estalidos e edemas.
As dores no joelho podem indicar que algo está errado com o funcionamento dessa delicada articulação. As causas são as mais diversas e podem estar relacionadas a fatores externos como o tipo de atividade esportiva, a maneira como o exercício físico é realizado, o uso excessivo de saltos, as condições do ambiente ou, ainda, a fatores internos como o encurtamento do quadríceps, pés chatos ou cavos, quadris largos, frouxidão ligamentar, patela alta.
As lesões de joelho são bastante comuns e, não são apenas os atletas profissionais ou amadores que correm o risco de adquirir uma lesão no joelho, os não-atletas também desenvolvem problemas variados na articulação.
Dessa forma, vale salientar que existe também, o outro lado da atividade física. Os idosos e as crianças hoje são mais estimulados a fazer exercícios e isto, em especial quando é feito sem orientação especializada, pode aumentar o número de lesões e desequilíbrios nos joelhos antes concentradas na faixa-etária entre 20 e 40 anos. Sem contar que as pessoas trabalham por mais tempo, mantendo posturas muitas vezes erradas ao se sentarem, até mesmo no horário de lazer.
O preparo físico e muscular é importantíssimo, tanto para atletas como não atletas. Alongar, caminhar, fazer teste ergométrico periodicamente e manter o peso, através de uma alimentação balanceada são alguns dos procedimentos que devem fazer parte da rotina de todos. É a melhor forma de manter uma vida saudável e livre de lesões!

Dicas

evitar uso abusivo de saltos altos;
evitar carregar pesos excessivos com os joelhos em flexão;
evitar atividades físicas em intensidades cujo corpo ainda não está preparado para suportar.

Cuidados

- Perca peso caso esteja com excesso. Cada quilo acima de seu peso ideal, exerce cerca de 2,26kg de pressão extra na patela ao subir e descer escadas;
- Certifique-se de que seus calçados de corrida estejam em boas condições, no tamanho adequado, e possuam um bom sistema de amortecimento.
- Corra em lugares planos, com superfície macia, como uma pista de atletismo, em vez de cimento.
- Evite correr em declives – prefira andar.
- Alongue os músculos das pernas.
- Durma com um travesseiro entre os joelhos.

Caso esteja com dor:

- Descanse e evite atividades que possam agravar a dor no joelho, principalmente atividades de sustentação de peso.
- Aplique gelo por 15 minutos a cada hora.
- Mantenha o joelho levantado o máximo possível para evitar inchaço.
- Procure um profissional que possa avaliar seu joelho e te indicar o tratamento ideal

Não esqueça, o mais importante é saber se movimentar com saúde!

Seguindo esses cuidados, seu joelho agradece!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário