segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Má postura no trabalho é vilã para as costas

Metas, horários e obrigações no trabalho fazem com que mais pessoas priorizem os prazos e deixem a saúde de lado. A cada hora que um adulto com mais de 25 anos permanece sentado, sua expectativa de vida é reduzida em 21 minutos.
Além deste agravante, a má postura é outro problema que pode acarretar desde uma simples lombalgia (dor na região lombar da coluna) ou cervicalgia (dor na região da coluna cervical) até casos mais graves de escoliose (encurvamento anormal da coluna vertebral) e hérnia de disco (lesão dos discos que compõem a coluna vertebral).
Segundo a fisioterapeuta da Clínica Dra Alice Amaral, Dra Milema Medeiros, o profissional que passa muito tempo no computador está sujeito a ficar com a tensão muscular aumentada na região do trapézio e também desenvolver dores cervicais e até cefaleias (dor de cabeça). Em um escritório é preciso estar atento à postura durante todo o dia.





É importante escolher a cadeira certa para cada função e biótipo, e também utilizar apoio de pés quando necessário. O monitor deve estar na altura dos olhos, o teclado e o mouse bem próximos ao colaborador que deve estar sentado perto da mesa de trabalho. É importante levantar, circular por cinco minutos a cada hora trabalhada e sempre praticar alongamentos, ginástica laboral e atividade física.
Outra consequência da má postura é o surgimento de DORT (doença osteomuscular relacionada ao trabalho) ou LER (lesões por esforços repetitivos) cujos sintomas podem chegar a dores recorrentes, sensação de cansaço persistente e distúrbios do sono.
Mas a Dra Milema afirma, “no trabalho também é possível alongar”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário