sexta-feira, 21 de março de 2014

21 de março: Dia do Portador da Síndrome de Down



A Síndrome de Down é causada por uma anomalia genética (trissomia do cromossomo 21), que leva a um atraso do desenvolvimento, tanto motor como mental.  Também ocorre malformação do coração, intestino, esôfago e o ritmo de crescimento é inferior comparado às crianças não portadoras. Elas apresentam com maior frequência problemas com o intestinal preso, tendência à obesidade, maior predisposição a gripes, resfriados e infecções.
É importante o acompanhamento de um médico nutrólogo para auxílio na qualidade de vida do portador. E esse cuidado é essencial para controle do peso, evitando o aparecimento da obesidade. Outros desafios são a constipação (prisão de ventre), o refluxo gastroesofágico, a doença celíaca (má absorção do glúten), o diabetes e as intolerâncias alimentares. Devemos oferecer alimentos que contenham os nutrientes necessários e indispensáveis ao seu desenvolvimento, em quantidades adequadas, a fim de manter o organismo equilibrado e saudável.
Cuidar da alimentação é uma tarefa extremamente importante. O leite materno é o melhor alimento para bebês com Down. Ele é de fácil digestão e totalmente adaptado ao estômago e intestino do bebê. Ele contém cálcio, fósforo, vitaminas A, B1, B5, B6, B9, B12, C e E.

Obstipação Intestinal

Normalmente, a criança com Síndrome de Down apresenta hipotonia, comprometendo o funcionamento do intestino. Elas também têm dificuldades de mastigação. Frutas, verduras e legumes estimulam as funções de defesa do organismo facilitando o trabalho do intestino. É recomendável ingerir água em grande quantidade para nutrir as células e ajudar na digestão.

Dicas:

Nunca ofereça alimentos indigestos como refrigerantes, salgadinhos, doces, leite de vaca, glúten, frituras, conservas e condimentos. Eles irritam o estômago.
Faça refeições com a família para estimular o desenvolvimento da fala.
Ensine-o a ter hábitos saudáveis e horários.

A dieta deve rica em fibras e a prática de atividade física é útil para o controle de peso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário