quarta-feira, 12 de março de 2014

Minerais essenciais para o corpo humano


Cálcio: Liberação neurotransmissores no cérebro e auxilia o sistema nervoso. Mantém ossos e dentes fortes, ajuda a metabolizar o ferro e é necessário para o bom funcionamento do coração. Fontes: brócolis, queijo tofu e gergelim.

Magnésio: necessário para a atividade hormonal do organismo e para a contração e o relaxamento dos músculos, incluindo o coração. Sua deficiência pode produzir hiperatividade nas crianças. Câimbras são um sinal de sua carência. Fontes: arroz integral, levedura de cerveja, cacau.
Zinco: necessário para a fertilidade no homem e para o armazenamento de insulina. Ele protege do sistema imunológico e combate infecções virais, como gripes e herpes. Fontes: cogumelos, ostras, ovos caipiras e levedura de cerveja.

Cobre: ajuda na absorção do ferro, necessário para a produção de energia, antioxidante e regulador do colesterol. Fontes: abacate, leguminosas.

Iodo: ajuda na proteção contra os efeitos tóxicos dos materiais radioativos, previne o bócio, estimula a produção de hormônios da glândula tireóide, queima gorduras em excesso e protege pele, cabelo e unhas. Fontes: peixe, abacaxi e algas marinhas.

Potássio: necessário para o funcionamento de nervos e músculos e regulador da pressão arterial. A sudorese é uma das causas de perda de potássio, assim como a diarréia crônica e os diuréticos. Fontes: banana, melaço e abacate.

Manganês: necessário para o bom funcionamento do cérebro, atua nos problemas de memória, concentração e irritabilidade. Também é essencial no combate a problemas de pele. Esse mineral é antioxidante e necessário no tratamento da artrite. Fontes: nozes, hortaliças e leguminosas.

Molibdênio: necessário para a produção de ácido úrico, ajuda a prevenir a impotência sexual e previne a anemia, pois é necessário para o metabolismo do ferro. Fontes: ovos caipiras, farelo e cereais integrais.

Selênio: antioxidante, protege o sistema imunológico, melhora o funcionamento do fígado, mantém pele e cabelo saudáveis e protege a glândula tireóide. Fontes: atum, brócolis e castanha do Pará.

Vanádio: ajuda a retardar a formação de colesterol, ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue, ajuda a reduzir a pressão arterial e previne doenças cardíacas. Fontes: rabanetes, lagosta e salsa.

Ferro: necessário para a produção de hemoglobina e certas enzimas, aumenta as defesas do organismo. É essencial para o fornecimento de oxigênio às células e deve ser consumido em maior quantidade pelas mulheres, uma vez que elas perdem o dobro de ferro que os homens. Sua carência predispõe a fadiga crônica. Fontes: feijões, beterraba, lentilha e marisco. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário