quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Como escolher e conservar os alimentos


Abóbora: A casca deve ser lisa, sem rachaduras ou partes moles. Conserve-a inteira, em lugar fresco e seco.

Abobrinha: Deve ser bem firmes e de cor verde-brilhante ou amarela. Não compre as que estiverem com rachaduras ou marcas de bichos.

Agrião: Escola sempre o maço que tiver folhas verdes, brilhantes e sem marcas de insetos. Conserve-o em vasilha de vidro por 2 dias na geladeira.

Alface: Liso ou crespo as folhas devem ser frescas e bem fechadas no centro do pé. Conserve-o em pote de vidro por, no máximo, 5 dias na geladeira.

Alho: Prefira alhos de cabeça ou dentes perfeitos e de casca lisa. Faça uma ligeira pressão para verificar se não estão murchos. Guarde-os na própria casca em lugar seco.

Batata-doce: A casca deve ser perfeita e de tamanho médio. Guardá-las em lugar seco e arejado, por até 15 dias.

Batata-inglesa: A casca deve lisa e perfeita. Rejeite as de cor esverdeada ou que estiverem em germinação, pois são prejudiciais à saúde.

Berinjela: Deve ter textura firme e de cor roxa uniforme e lustrosa. Podem ser guardadas com a própria casca na geladeira, por uma semana.

Beterraba: A casca deve ser lisa, sem rachadura e de cor vermelha-vinho bem concentrado. Podem ser conservadas por 4 dias na geladeira.

Brócolis, couve e espinafre: Escolha os de folhas e flores bem verdes. Aproveite os talos para sopas. Podem ser conservados por 2 dias.

Cogumelo: Procure saber a procedência. Escolha os de aparência perfeita e que sejam bem claros.
DICA: Depois de lavados, deixe-os numa tigela com água e mergulhe nela uma colher de prata. Deixe por meia hora. Se a prata oxidar, é sinal de que algum cogumelo é venenoso. Então, jogue-os fora.



Nenhum comentário:

Postar um comentário