segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Diga não ao ketchup industrializado!


Assim como todos os produtos que não são frescos e passam por processo de industrialização, o catchup tão presente na mesa dos consumidores faz mal. Há quem acredite que esse molho faz bem à saúde por ser feito a base de tomates, que é um alimento rico em vitamina A, E, magnésio, cálcio, potássio, além do licopeno, um poderoso antioxidante. Mas com tantos aditivos químicos ele acaba prejudicando sua saúde e sua dieta. Por conter sódio, conservantes, corantes, açúcar e aromatizantes, ele prejudica o estômago e causa outras doenças.
Uma opção é preparar em casa seu próprio catchup. Segue algumas receitas

1)      10 tomates maduros
2 pimentões vermelho escuro
2 dentes de alho
1 ½ xícara de vinagre de maçã ou vinho branco
1 pedaço de pau de canela + ou – 6cm
3 cravos da índia
3 colheres de sopa de açúcar demerara ou mascavo
1 pedaço de gengibre
1 pitada de sal rosa do Himalaia

Preparo

Cozinhe os tomates, o alho e os pimentões, em panela de pressão por 10 minutos. Aguarde o ar sair. Sacoleje a panela de pressão antes de destampá-la. Enquanto a panela de pressão estiver esfriando, ferva em outra panela o cravo, o pau de canela, o vinagre, o açúcar demerara, o gengibre e a pitada de sal por 3 minutos.
No liquidificador, misture o conteúdo da panela de pressão e o da outra panela, bata, coe, transfira para a outra panela e deixe apurar até a consistência desejada.
Guardar em potes de vidro na geladeira.

2)      1 kg de tomates bem maduros sem sementes
4 colheres de sopa de vinagre
2 colheres de açúcar demerara ou mascavo
1 colher de chá de sal rosa do Himalaia

Preparo

Coloque tudo na panela de pressão e tampe. Quando ela começar a chiar, aguarde 10 minutos e desligue o fogo. Deixe o ar sair sozinho. Passe tudo em uma peneira e bata tudo no liquidificador, para virar um purê. Leve esse purê ao fogo até tomar consistência de catchup.

Com o molho pronto, acrescente gengibre, pimenta malagueta, noz moscada, cravo, canela, sal marinho, acertando o sabor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário