segunda-feira, 13 de abril de 2015

Ortorexia



É a obsessão por uma alimentação saudável, ligada a uma rigorosa restrição alimentar. Apesar de ainda não ser reconhecida oficialmente como um transtorno alimentar, o conceito, os sintomas e as características da ortorexia já vêm sendo discutidos pelos profissionais de saúde.
Comer é o primeiro prazer que os seres humanos provam em sua vida, então, o ortoréxico acaba transformando aquilo que é feito para ser bom em algo que gera sofrimento. A alimentação vira o centro da vida da pessoa. Ela gasta tempo planejando as refeições, dinheiro para poder comprar os alimentos que ela julga correto, pois se preocupa com a qualidade e a com a maneira com que é preparado.
            Os indivíduos com baixa autoestima, pré-disposições para patologias psíquicas e ou que já apresentaram anteriormente um algum transtorno alimentar, como a bulimia ou a anorexia, são as mais sujeitas ao problema. A pessoa começa a fazer dieta, se empolga com aquilo e perde a noção do que é normal.
O ortoréxico, além de apenas comer alimentos naturais, prefere que ele mesmo prepare sua refeição, atentando-se também aos utensílios domésticos que serão usados. Nada pode “sujar” a comida. Existe uma cerimônia na hora de se alimentar que foge do habitual. Comer fora de casa, nem pensar, por isso, o convívio social acaba sendo atingido e prejudicado.

Comer alimentos saudáveis é sim muito importante para a nossa saúde, mas fazer disso a razão da vida pode ser bem perigoso. Alimentar-se tem que dar prazer, felicidade e saúde e não sofrimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário