quinta-feira, 21 de maio de 2015

Quando o fígado adoece


Responsável por mais de 500 funções no nosso organismo, o fígado requer muito cuidado. O fígado é o sítio de produção e armazenamento de glicogênio, da gliconeogênese e da degradação de insulina.

Uma alimentação com excesso de carboidratos, gorduras, açúcares, glúten e leite, aliada à falta de atividade física regular, predispõe ao sobrepeso, obesidade e diabetes.

O fígado também é responsável pela metabolização de todos os nutrientes absorvidos pelos intestinos, assim como pela limpeza de toxinas circulantes.
Os sintomas de um fígado doente são náuseas, perda do apetite, desidratação, cansaço, desânimo, emagrecimento e febre. Amargo na boca é um sintoma popularmente atribuído a problemas do fígado.

Outros sintomas: 
Barriga d'água (Ascite)
Circulação colateral 
Sangramento digestivo
Encefalopatia 
Icterícia (Cor amarelada na pele)
Dor abdominal

Esteatose hepática

É acúmulo anormal de gordura devido a uma alimentação desequilibrada e consumo de bebidas alcoólicas. O uso diário de bebidas alcoólicas em grandes quantidades faz com que o órgão desenvolva a cirrose e pode levar à morte. Obesidade está se tornando uma epidemia em todo o mundo e em todas as faixas etárias, via resistência insulínica e síndrome metabólica, costuma estar relacionada à esteatose hepática

Nenhum comentário:

Postar um comentário