segunda-feira, 1 de junho de 2015

29/05 - Dia Mundial da Saúde Digestiva




A azia é caracterizada por uma sensação de queimação, mal estar, gosto amargo na boca e, às vezes, dor na região do peito. “O refluxo de ácido gástrico (responsável pela digestão dos alimentos) do estômago para o esôfago, causa uma irritação no esôfago, que não possui a mesma proteção que o estômago. O refluxo pode ser causado por uma deficiência no funcionamento do esfíncter esofágico (uma válvula localizada no final do esôfago), que tem como função se abrir para a passagem dos alimentos e se fechar imediatamente após.

Alimentar-se corretamente, comendo a cada 3 horas e na quantidade certa, mastigando bem os alimentos e evitando beber líquidos durante as refeições também são dicas fundamentais para que os sintomas da azia não apareçam. Hidratar-se corretamente durante todo o dia, bebendo líquidos (água, água de coco, suco verde) continuamente, faz com que o metabolismo mantenha-se em movimento e diminua a formação de ácidos estomacais.

Outras dicas importantes são: manter o peso sob controle, pois a gordura abdominal pode pressionar o estômago e aumentar as chances do ácido voltar; evitar deitar ou fazer atividade física intensa, após a alimentação; evitar mascar chicletes, eles pioram a azia; e, não fumar.
Abaixo, a lista 5 alimentos que ajudam no combate à azia:
Limão – ele alcaliniza o organismo e evita a produção excessiva de ácido;
Arroz integral – as fibras do alimento causam maior sensação de saciedade e controlam os níveis do ácido clorídrico;
Maçã sem casca – mastigar lentamente pedacinhos da fruta descascada auxilia no alívio dos sintomas da azia, tudo isso graças ao alto teor de água e de fibras da fruta;
Manjericão e alecrim frescos – são temperos calmantes;

Chá de camomila – com seu efeito calmante, a camomila diminui a irritação da parede do esôfago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário