quarta-feira, 17 de junho de 2015

Câncer e alimentação



Mesmo com todo avanço da medicina, o câncer ainda é uma doença que assusta. Muitas pessoas evitam até pronunciar a palavra câncer. E, a grande maioria da população só se preocupa verdadeiramente com ela quando alguém próximo ou a própria pessoa apresenta a doença.
A Organização Mundial de Saúde preconiza alguns fatores que são desencadeantes da doença, como o tabaco e fatores genéticos. Sem sombra de dúvida, o tabaco é um dos principais responsáveis por alguns tipos de câncer e a herança genética também contribui para aumentar as chances de se desenvolver um câncer.
Com a evolução das pesquisas acerca dos genes, pode-se concluir que fatores externos (consumo de medicamentos, exposição a poluentes, pratica de exercícios físicos e alimentação) influenciam diretamente a expressão genica, podendo desencadear doenças ou prevenir o surgimento das mesmas.
E hoje, podemos afirmar com certeza que é possível mudar nossa herança genética com a alimentação, que é o principal fator ambiental envolvido na alteração da expressão genica e, dessa forma, elaborar dietas personalizadas baseadas nas necessidades nutricionais de cada um, promovendo saúde. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário