segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Jabuticaba e Jamelão


Aproveitando que ainda estamos no mês de novembro, uma das principais frutas da estação são jabuticaba e o jamelão.  A Jabuticaba tem um dos melhores e mais poderoso antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce a ocorrência de sinais de envelhecimento, como manchas escuras, rugas e linhas finas. Esta fruta exótica tem nutrientes importantes, especialmente em sua casca que ajuda no rejuvenescimento e hidratação a pele. Além disso, incentiva a produção de colágeno, aumenta a elasticidade e flexibilidade da pele
O jamelão é um fruto originário da Índia, também conhecido como jambo, jambolão, baguaçu e brinco de viúva, protege contra bronquite, asma, diarreia e acne.  Várias doenças são combatidas com o consumo frequente do jamelão, mas o maior benefício é a diminuição nos níveis de glicose no sangue. Os diabéticos são as pessoas mais indicadas para realizar tratamentos com a fruta, que, segundo estudos recentes, possui também a capacidade de “matar” células leucêmicas. Problemas vasculares são evitados quando se come diariamente, assim como doenças crônicas e o envelhecimento precoce das células. Alguns compostos antioxidantes encontrados na fruta protegem o organismo dos agentes que podem causar futuramente um câncer no estômago ou nos intestinos. Tem ação detoxicante que limpa e purifica o fígado, os vasos linfáticos e o sangue.
As sementes são ricas em jambolina que impede que o amido se transforme em açúcar, ou seja, é excelente para diabéticos. Tem ação calmante e estimulante do aparelho gastro-intestinal. Consuma in natura, em suco, chá, pó de semente.
Pesquisa realizada no Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos) da Fiocruz revelou que o chá da folha do jamelão combate inflamação e tem ação antialérgica, com propriedades semelhantes às da dexametasona, corticóide comum no uso contra casos de alergias.
A jabuticaba contém antocianinas (propriedades antioxidantes), ácido elágico,vitamina C, E, do complexo B, minerais (Cálcio, magnésio, fósforo e zinco). Previne o envelhecimento cutâneo, ajuda no processo de emagrecimento, é pouco calórica, rica em fibras, melhora a prisão de ventre e dá saciedade.
A alimentação nutritiva precisa ser bem selecionada e preparada, e o meio ambiente oferece grande variedade de substâncias alimentares que previne e controla vários tipos de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), como Diabetes, Hipertensão, Câncer e Doenças Cardíacas. Vários estudos têm sido realizados para provar as propriedades benéficas de certos alimentos.

É preciso ter consciência de que os alimentos funcionais não funcionam como medicamentos, para que seus benefícios sejam alcançados, é preciso consumi-los de maneira regular, incluindo principalmente vegetais, frutas e cereais integrais na alimentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário